UNIÃO DAS FREGUESIAS DE RAMADA E CANEÇAS

InformaçãoNotícias

Dia Mundial da Terceira Idade

diamundialterceiraidade_1.jpg 28 de Out de 2021 a 28 de Nov de 2021

Celebrado durante o mês de outubro, é dia 28 a data oficial que o assinala. Tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa.
São as pessoas mais idosas as que passam mais tempo sozinhas e a essa realidade negativa acresce a muitos a carência económica e o isolamento dos seus familiares, e até o abandono, em lares de terceira idade ou em casa. Contudo e salientando a importância das residências para idosos (lares) muitas vezes não se trata de uma entrega voluntária por parte das famílias; é também uma realidade a de que muitos agregados não têm condições para cuidar dos seus idosos e tem de recorrer a este serviço para os manter com alguma qualidade de vida.

Reconhece-se nos elementos mais velhos de uma família o pilar desta, porquanto são estes os responsáveis pela transmissão de valores da sociedade, da cultura, da história, de ensinamentos profissionais e da prática do dia a dia e muitas vezes voltam a ter a ser cargo o cuidar e o educar de gerações mais novas, os netos.

Nas crises mundiais que temos assistido, são também eles muitas vezes suporte financeiro e lar para os seus descendentes, que privados de casa ou de trabalho, regressam aos lugares e àqueles que os criaram.

Neste Dia, tão acarinhado e importante para a nossa sociedade, a realização de actividades que os envolvam é uma prática, agora condicionada pela pandemia que atravessamos, ao mesmo tempo que acontecem encontros, colóquios, formações sobre as matérias mais prementes como a geriatria, violência contra idosos, práticas pedagógicas entre gerações mais novas e mais velhas, patologias recorrentes, entre outras.

 


voltar