União de FrequesiasInformação a População

Unidade Funcional de Caneças (ACES – LOURES ODIVELAS)

22 de Nov de 2021

COMUNICADO À POPULAÇÃO

Unidade Funcional de Caneças (ACES – LOURES ODIVELAS)

Desde o primeiro momento que assumi funções é ponto de honra estar ao lado da população em todas as suas necessidades, sejam as mesmas da capacidade e competência da Autarquia, ou não sejam.
Um Presidente de Junta deve ser um promotor de soluções, um facilitador, um conciliador, um defensor, primeiro da população e em segundo da área geográfica da sua autarquia, e a saúde e o bem-estar de uma população dependem das condições e meios que estejam ao seu alcance. Ora, a saúde da população de Caneças está em causa por falta de capacidade da Unidade Funcional de Caneças (ACES – LOURES/ODIVELAS). Há muito, há tempo demais, que são do conhecimento geral os problemas que este centro de saúde enfrenta e a população sente na pele diariamente as constantes recusas para a marcação de uma consulta, a falta de um médico que assista, a recusa para uma urgência. Também é do conhecimento das entidades competentes, Ministério da Saúde, ARS de Lisboa e Vale do Tejo, e a questão é exposta semanalmente nas reuniões síntese do estado da região.
Pese embora não esteja enquadrada em nenhuma das competências da Autarquia, quer próprias, quer delegadas, temos estado ao lado da população numa tentativa de resolução. Não sou unicamente o Presidente que ouve e se solidariza. Desde o primeiro momento que me tenho desdobrado em contactos pessoais e formais com as entidades competentes superiores para que sejam contratados mais médicos para o centro de saúde de Caneças, para que a forma de atendimento administrativo seja melhorada, para que haja respeito por quem recorre àquela Unidade. Até à data ficou sem resposta a primeira carta dirigida ao senhor Presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo.
Mais recentemente, a população recorreu a mim para que fizesse chegar formalmente um abaixo-assinado que expõe os problemas diários da Unidade Funcional de Caneças (ACES – LOURES/ODIVELAS), reivindicando médicos e condições para o seu regular funcionamento. Esse abaixo-assinado foi recebido no Ministério da Saúde, via gabinete da senhora Ministra e foi recebido na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com conhecimento ao Município de Odivelas e do próprio Centro de Saúde de Caneças. Relativamente a este último e após a reforma do seu antigo diretor, esta Autarquia nem sequer tem conhecimento formal e apresentação da sua atual direção!
Não baixei os braços, não baixarei e continuarei a envidar todos os meus esforços, institucionais e pessoais até que esta Unidade, que serve uma vasta população, com uma significativa expressão numérica de idosos, tenha a capacidade regular para atender todas e todos que à mesma recorrem.
Bem como jamais aceitarei qualquer solução que não seja a afetação de médicos à Unidade existente e a significativa melhoria do seu atendimento administrativo! Jamais darei sequer hipótese a diálogos de soluções diferentes! Não alimentarei especulações nem qualquer má intenção, numa tentativa de piorar ou empolar uma situação tão séria como esta.
Estou aqui pela população, defenderei o que for melhor para todas e todos e estarei sempre ao lado da razão!
A saúde é um direito de todas e todos e farei ouvir a minha voz na defesa da saúde da população de Caneças!

09 de novembro de 2021
Manuel Varela